Autor: pauloumpierre

CARREIRA SOLO

Depois de mais de 13 anos como Enólogo-chefe da Villa Francioni de São Joaquim na serra catarinense(desde o início das atividades da vinícola), Orgalindo Bettú, vai seguir carreira solo,mas continuará dando consultoria à distância. Para realizar seu projeto, Bettú está…

Pequenas Vinícolas Grandes Vinhos

Aproveitando uma brecha na minha programação deste final de semana aqui no Vale dos Vinhedos, hoje pela manhã, fiz uma rápida visita à vinícola Terragnolo. A vinícola foi fundado há 12 anos, pelo jovem enólogo Sandro Valduga que faz parte…

Vinho branco alentejano, um jovem aos sete anos!

À noite de ontem, foi dedicada a degustar este ótimo branco português do Alentejo, um assemblage elaborado com 3 variedades nativas daquele país:Arinto, Fernão Pires e Roupeiro.

O Terrenus Branco 2010 é um Vinho Regional Alentejano, produzido pelo renomado enólogo Rui Reguinga, com uvas cultivadas na Serra de São Mamede, fermentou parcialmente em barricas de carvalho francês e o seu teor alcoólico é de 13%.

No visual apresentou um amarelo palha com tons esverdeados, no aroma predomina frutas brancas frescas e maduras, na boca é um vinho de boa estrutura, fresco, mineral, possui ótima acidez e final de grande persistência.

Foi um ótimo parceiro para acompanhar uma salada verde com sardinha.

Vinho maravilhoso, mesmo com 7 anos de idade, permanece com suas características intactas.

Na loja Vinho e Arte, em Porto Alegre, está a venda por R$165,00.

Mais um vinho brasileiro em nossa mesa

Para fazer companhia a uma lasanha à bolonhesa, abri uma garrafa do Salton Gerações Antônio “Nini” Salton Assemblage Edição Limitada safra 2011, um corte de Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec e  Cabernet Franc, com  envelhecimento de 18 meses  em  barricas  novas …

Um Senhor Cabernet Franc

Este vinho definitivamente não foi feito para ser simplesmente bebido, numa festa barulhenta com música alta e muita gente conversando(gritando). O Clos de La Roche 2011 é um Cabernet Franc, que merece ser degustado num lugar tranquilo e silencioso, onde…

Uma Delícia de Pinot

Direto das montanhas dos Pirineus, no sul da França, uma delícia de Pinot Noir para inaugurar o final de semana. Faz um quarto de século que o produtor Bernard Delmas, decidiu adotar o cultivo biodinâmico em seus vinhedos, bem antes…