Category: Crus Du Beaujolais

Não confunda Crus du Beaujolais com Beaujolais.

Por , 28/01/2015 21:20

Está enganado quem acha que todos os vinhos denominados Beaujolais, produzidos com a uva Gamay, são vinhos leves, frescos e frutados que ficam prontos para consumo, aproximadamente  de 2  a 3 meses após a colheita e devem ser bebidos em até 6 meses da sua fabricação.

Existe ao norte de Beaujolais, 10 áreas distintas denominadas de Beaujolais Cru, onde são produzidos  vinhos mais estruturados, de ótima qualidade que são considerados os melhores da região e ao contrário da grande maioria dos Beaujolais, possuem grande potencial de guarda que pode variar de 6 a 15 anos, ou mais, dependendo  do estilo e da sub região.

Como os vinhos de Beaujolais Cru são de estilos diferentes e de uma maior qualidade, alguns produtores evitam referências explícitas ao título genérico, preferindo utilizar apenas, o nome de um cru particular.

Em 2012  eu bebi o  Bouchard  Père & Fils Moulin-À-Vent 2010,(um dos que não utilizam o nome Beaujolais) e me tornei fã destes vinhos, pois me lembra muito de um bom Pinot Noir.

bouchard

De lá para cá tenho comprado estes vinhos com alguma frequência, recentemente  provei dois  ótimos Crus du Beaujolais do produtor Henry Fessy, o Fleurie  2010 e o Moulin-À-Vent 2010, este último, considerado o mais notável dos 10 crus du Beaujolais, onde o solo  rico em granito rosa e manganês, contribui na produção de vinhos com sabores intensos e concentrados.

photo2 (7)

Portanto não confunda Crus du Beaujolais, com Beaujolais,  pois são vinhos bem distintos, cuja única semelhança é que são produzidos com a uva Gamay . 

 

Panorama Theme by Themocracy