Category: Grenache

“Poesia Engarrafada”

Por , 24/12/2015 09:29

Que importa saber a cor

Para que serve descrever aromas

Ou divulgar sensações

Quando um vinho me seduz

Me basta curtir este momento prazeroso

E torcer para que o tempo demore a passar

E o vinho custe acabar

apoesia

Paul Mas Grenache Noir 2011- Um ótimo custo/beneficio francês

Por , 12/04/2015 20:37

Quem quiser sair um pouco do circuito Chile, Argentina , Carmenere, Malbec e tomar um belo vinho francês de alta qualidade, sem precisar pagar caro por isso, aqui vai uma dica : Paul Mas Grenache Noir 2011 da região do Languedoc no Sul França. Produzido com 100% da casta Grenache, envelhecido por 10 meses em barricas de carvalho americanas (novas, de 2ª e 3ª passagem) e francesas de 2ª passagem. Seu teor alcóolico é de 13.5%, bem dentro do estilo Velho Mundo.

apaulmas

De coloração rubi intenso, aromas de bagas vermelhas maduras, violeta, alcatrão e especiarias doces. Na boca  é elegante, aveludado,  possui taninos macios, acidez viva e final persistente.

apaulmas1

O preço fica em torno de 65 reais , em Porto Alegre no Armazém dos Importados e na Loja Decanter. Além de ser uma boa oportunidade de degustar um varietal de Grenache, uma uva pouco conhecida por aqui.

Chateau De Pourcieux-Um Rose Para Derrubar Preconceitos

Por , 20/02/2015 18:51

Nestes quase 20 anos habitando o planeta vinho, devo ter comprado no máximo, umas duas ou três garrafas de vinhos rose, os demais bebi em  eventos e apesar de ter gostado de alguns, nenhum despertou o meu entusiasmo.

Não sei ao certo os  motivos pelos quais nunca me interessei pelos roses, mas desconfio que o principal seja  preconceito. 

Ocorre que na última sexta-feira 13, eu fui surpreendido por um rose simplesmente maravilhoso.  Beber o Chateau De Pourceiux 2013, um legítimo Provence,  foi muito prazeroso e vai fazer eu explorar com mais frequência o universo dos roses.  

 

rose

Tudo é bom  neste rose, sua bela coloração salmão já seduz ao primeiro olhar, o aroma é um festival de frutas vermelhas, um mix de framboesa, cerejas e morangos, além de um agradável toque floral,  quando o palato entra em contato com o vinho é um show de sensações, desde sabor, frescor,  acidez, até o  final persistente. 

Produzido a partir de um corte de 3 uvas, Cinsault, Syrah e Grenache, não foi por mero acaso que venceu o Top Ten da Expovinis por 5 anos (2007, 2008, 2010,2011 e 2012). Pode ser tomado como aperitivo ou serve também, para acompanhar saladas,  frutos do mar, peixes, frangos grelhados e outros alimentos leves. Seu teor alcóolico é de 13.5% .

Abrir uma garrafa deste Chateau De Pourcieux, para tomar num final de tarde ou inicio de uma noite de verão, após um dia de trabalho cansativo e estressante, é  garantia de  total relaxamento e momentos de muito prazer .

 

Panorama Theme by Themocracy