Category: Patrimônio Mundial

A verdade sobre os vinhos autênticos da Borgonha

Por , 24/08/2015 21:08

Durante os nove dias em que circulamos pela Borgonha, no início deste mês de agosto, um dos fatos que mais me chamou a atenção, foi a visível preocupação de alguns produtores tradicionais, com as mudanças que estão ocorrendo na produção de vinhos da região. 

De acordo com estes mesmos produtores, a substituição da tradição, pela modernização  é uma triste  e irreversível realidade que já chegou a Borgonha, um dos últimos redutos mundiais que ainda não havia se rendido a esta tendência mundial avassaladora, fruto de uma demanda gigantesca, por vinhos  fáceis  de beber e  de consumo rápido.

Para piorar ainda mais a situação, numa das Apelações (AOC) que visitamos,  uma pesquisa feita, para saber a intenção dos filhos em dar continuidade  no trabalho dos pais, mostrou resultados  desanimadores, apenas dez por cento, responderam afirmativamente, a grande maioria respondeu que deseja seguir outros caminhos.

Os que decidiram assumir os negócios da família,  por conta de uma visão  mais globalizada, sobre o mundo dos negócios e desapegados da tradição, fruto de longos anos de estudos em grandes centros, acabaram por implantar uma política de standartização dos seus vinhos, como forma de obter lucro imediato e outros não resistiram a tentação das propostas milionárias dos grandes grupos nacionais e internacionais e optaram por vender as suas propriedades.

Assim,  a vida vai ficando cada vez mais difícil, para o  pequeno produtor que ainda  continua  elaborando vinhos autênticos.

avillar

Diante deste cenário, não restam muitas alternativas para estes verdadeiros heróis da resistência: ou continuam nadando contra a corrente, na luta pela manutenção da tradição, até onde conseguirem suportar,  deixam os seus ideais para trás e assumem a modernidade,  correndo o  risco de uma depressão, ou então vendem as suas terras e vão viver  das lembranças do passado, gozando uma aposentadoria confortável.

O certo é que os vinhos autênticos da Borgonha, estão desaparecendo  e a tendência é que se tornem, cada vez mais difíceis e raros de encontrar.

 

Panorama Theme by Themocracy