Category: Vinho artesanal

VINHO É POESIA

Por , 10/07/2017 22:47

abclua3

Definitivamente o vinho não é apenas uma bebida.
Dentro de uma garrafa vazia, 
existirá sempre uma história de vida.

Pode ser o começo de um grande amor,
o início de uma amizade, 
uma reconciliação, um encontro,
uma viagem.

Talvez uma comemoração,
uma festa, pode ser até uma paisagem.

Pode ser um momento de emoção,
de alegria, 
uma música, poesia,
pode ser contemplação,
quem sabe,encanto ou magia.

A grande verdade meus amigos,
é que o vinho não é somente uma bebida,
para mim, o vinho é a própria vida.

 

Vinho Laranja Brasileiro

Por , 24/01/2017 09:00

Se você assistiu o Globo Repórter de 18 de novembro do ano passado, já está sabendo que Eduardo Zenker, é o “jovem que faz sucesso produzindo vinho na garagem de casa”no município de Garibaldi na Serra Gaucha!

A partir de agora você também vai conhecer um dos vinhos elaborado por este “alquimista do vinho” que não é enólogo e nem químico, apenas um apaixonado pela bebida.

avinhadaloucura

O Sui Generis Brasilis 2014, é um vinho branco natural(sem a adição de produtos químicos),elaborado com a uva Peverella, utilizando o mesmo método de vinificação dos tintos, onde o suco da uva permanece um período mais longo em contato com as cascas, o que  faz com que adquira uma coloração que varia entre o  dourado  e o cobre.

Esta técnica denominada de “Vinho Laranja”  que remonta os primórdios da vitivinicultura, nasceu há milhares de anos em algum ponto da atual república da Geórgia.

Nos últimos 17 anos, alguns países retomaram a produção do vinho laranja, influenciados pelo produtor Italiano Josko Gravner que foi o pioneiro nesta retomada.  

Mas vamos ao vinho do nosso Alquimista: No visual possui uma coloração amarelo dourado, puxando para o âmbar, os aromas são maravilhosos, complexos, uma mistura de frutas secas, raízes, terra molhada e um final com toque de mel, na boca apresenta um volume médio, a acidez é boa e o final fica entre curto, para médio.

avinhadaloucura1

O Sui Generis Brasilis Peverella 2014 é um vinho diferente,  encanta pelo aroma, mas deixa a desejar no paladar. 

O preço é de R$134,00, mas este eu comprei numa promoção em Gramado, por R$80,40.

Não é um vinho fácil de encontrar, pois a sua produção é bem reduzida.

Uma raridade da Patagônia !

Por , 20/01/2015 10:40

É com imensa satisfação que hoje eu escrevo, sobre um vinho raro da Patagônia Argentina, uma verdadeira obra de arte da enologia, cuja produção se limitou a apenas 600 garrafas ! Eu estou falando do Miras Pinot Noir 2005, produzido pelo enólogo Marcelo Miras.

Escrever sobre um grande vinho é uma forma de redobrar o prazer que senti quando da sua degustação, talvez tenha sido esta a minha principal motivação para criar este blog.

photo1 (7)

Miras conseguiu fazer um Pinot Noir, diferente de todos os que eu já tomei até hoje e não tenho dúvidas que  é um dos melhores ! 

Completando 10 anos de idade neste 2015 , acredito que o vinho está no seu melhor momento ! A sua coloração apresenta tons escuros, mesclados com cores  já puxando para o alaranjado,  seus aromas são intensos e complexos,  as frutas vermelhas maduras se confundem com baunilha e especiarias, na boca é um vinho potente, porém  extremamente equilibrado, o carvalho (estagiou 36 meses) francês e americano,está muito bem integrado , na mais perfeita harmonia, a acidez é uma maravilha  e o final  é de grande persistência. O teor alcóolico é de 14% . 

photo2 (2)

A rolha deste vinho é uma das maiores que eu já vi até hoje, me pareceu até maior que a dos Premier Grand Cru Classe e de outros grandes vinhos, o seu rótulo, mesmo que eu não entenda nada de artes, achei lindíssimo ! 

photo3 (5)

Com certeza não é um vinho barato, mas dificilmente  encontraremos raridades a preço baixo! Outro grande problema, é que não será nada fácil encontrar, ao menos mais uma garrafa!

 

O segredo e a magia do vinho da Bruxa

Por , 23/08/2014 21:24

Um ilustre  desconhecido do grande público consumidor e até mesmo de muitos enofilos engajados, se destaca  no meio da multidão por se tratar de um vinho nacional  comprovadamente orgânico e o único que eu conheço que  ostenta no rótulo, o selo de garantia de  PRODUTO ORGÂNICO BRASIL , emitido pela SisOrg- Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica,  válido para qualquer produto orgânico comercializado no Brasil, inclusive produto importado.

photo1 (8) (236x640)

 Há três anos atrás, quando provei o Hex Von Wein  pela primeira vez, fiquei encantado com o seu estilo elegante   e com o seu baixo preço, lembro de ter comprado  várias garrafas e nas diferentes oportunidades em que o degustei, ele sempre correspondeu as expectativas. 

No inicio deste mês numa degustação as cegas, que relatei no post anterior, o Hex Von Wein voltou a confirmar que é um belo vinho, continua mantendo o mesmo padrão , a mesma qualidade e por incrível que pareça, continua custando os mesmos 30 reais .

 O Hex Von Wein é produzido artesanalmente  pela pequena vinícola que leva o mesmo nome do vinho, localizada em Picada Café, próxima a Nova Petrópolis na Serra Gaúcha, sua produção é limitada a pouquíssimas garrafas em cada safra.

O seu grande defeito é a dificuldade de encontrá-lo, pois não está a venda nas lojas especializadas !

Panorama Theme by Themocracy