Categoria: Bourgogne

Duas Preciosidades da Borgonha

A quinta-feira chuvosa de 12 de outubro de 2017, entra para a minha história de enófilo, como o dia em que tive o prazer e o privilégio de degustar duas maravilhas do mundo do vinho ! A primeira é apontada…

Depois da Tempestade vem a Borgonha !

Na noite do último sábado,  decidi que precisava fazer alguma coisa para amenizar a tristeza de ver o cenário de destruição nas ruas de Porto Alegre, arrasadas por uma violenta tempestade,  na noite anterior. A primeira pergunta que veio a minha mente…

Você sabia que existem Borgonhas feitos com Sauvignon Blanc?

É bem possível que   assim como eu,  muita gente não tenha conhecimento que os vinhos da Borgonha, não são feitos apenas com as uvas Pinot Noir  e Chardonnay, como é divulgado pela grande mídia. O que  contribui para esta  desinformação geral, é que grande parte…

A verdade sobre os vinhos autênticos da Borgonha

Durante os nove dias em que circulamos pela Borgonha, no início deste mês de agosto, um dos fatos que mais me chamou a atenção, foi a visível preocupação de alguns produtores tradicionais, com as mudanças que estão ocorrendo na produção de vinhos da região.  De acordo…

Bourgogne les Bons Bâtons 2005

Mesmo sendo o vinho de entrada do produtor Philippe Lecrerc, eu posso garantir que este vinho não fica devendo nada, para muitos Villages ou até mesmo para alguns 1er crus. Apesar dos seus 10 anos de idade, ainda é uma criança que  vai…

Blog do Umpierre a Caminho da Borgonha

Na próxima segunda-feira, estaremos embarcando, com destino a Borgonha, levando na mala uma imensa expectativa, em  conhecer a magia deste  lugar , onde o vinho é produzido há séculos e principalmente, aprender tudo que o tempo permitir, sobre as suas célebres “denominações”, suas regiões demarcadas, chamadas…

Quadrilha rouba Grands Crus sob encomenda na Bourgogne

O crime organizado descobre um novo nicho para desenvolver as suas atividades na França . Somente um produtor da região de Chablis, já foi assaltado 4 vezes  neste ano e os  enomeliantes, estão levando, apenas os Grands Crus, numa clara demonstração…

O Bourgogne estava morto!

Nosso almoço deste primeiro domingo de junho, transcorria dentro da mais absoluta normalidade, com muita alegria e descontração como sempre. Em nossas taças, brilhava intensamente e exalava seus aromas tradicionais, um belo Bourgogne Pinot Noir safra 2011, produzido pela Ropiteau Frères, Cour Des Hospices, Meursault…

Domaine de Valmoissine Pinot Noir 2012- De volta a rotina de prazer e alegria

Depois de ficar uma eternidade( 10 dias) sem beber vinho, neste domingo, voltei a minha rotina de prazer e de alegria. E voltei bebendo, nada menos que um Pinot maravilhoso, um legítimo representante da Bourgogne,  que leva a assinatura de Louis Latour, um dos mais…