Depois da Tempestade vem a Borgonha !

Por , 02/02/2016 10:51

Na noite do último sábado,  decidi que precisava fazer alguma coisa para amenizar a tristeza de ver o cenário de destruição nas ruas de Porto Alegre, arrasadas por uma violenta tempestade,  na noite anterior.

A primeira pergunta que veio a minha mente foi : o que poderia  dar um pouco de alegria e aliviar a alma de um enófilo fervoroso, apaixonado pelos vinhos da Borgonha ?

Por coincidência, naquela mesma semana eu havia recebido um Chassagne Montrachet tinto, safra 2011 do Domaine Vincent Prunier, um pequeno produtor bourguignon, que comprei  numa promoção pela internet.

chassagnemon

A pergunta feita já tinha uma boa resposta ! Depois da tempestade vem um Borgonha !

O ato de abrir a garrafa e decantar vinho, foi o meu primeiro momento de alegria daquela noite ! Dava gosto de ver aquele líquido vermelho púrpuro de brilho intenso, escorrendo  e tingindo as paredes de vidro do decanter .

Os primeiros aromas me remetiam a frutas negras pretas bem maduras e concentradas, e sinalizavam que ali naquele recipiente, havia um Borgonha que estava a altura da família dos Crus ( 1er Cru ou Grande Cru), mesmo sendo um Village.

As sensações de sentir o vinho circulando pelo meu palato, foi outro momento prazeroso, era um misto de potência com elegância, taninos macios, grande equilíbrio, ótima acidez, carvalho usado com maestria e um final de grande persistência.chassagnemon1

Um dos motivos que me levaram a comprar este borgonha, foi saber que o produtor ainda utiliza o método tradicional na elaboração dos seus vinhos, pois aprendi  quando lá estive que não são feitos para agradar paladares modernos, influenciados pela mídia, mas  são autênticos representantes de um terroir  de tradição milenar.

Beber um bom Borgonha  é  a garantia de momentos de muita alegria e prazer !

Panorama Theme by Themocracy