Angheben Reserva Merlot Safra 2000

Por , 07/04/2016 16:49

Dias destes, pesquisando as minhas imagens  de vinhos que degustei há mais de 10 anos, tive a grata surpresa de encontrar  a foto de um dos melhores vinhos nacionais que já tomei até hoje.

O Angheben Reserva Merlot Safra 2000, era um vinho elegante, de corpo médio, taninos macios e muito redondo, que me lembrava  de alguns Bordeaux, antes da parkerização.

Bebi este Merlot pela primeira vez, entre 2003 e 2004  e gostei tanto que  o comprava com frequência, até  que  um belo dia  ele sumiu do mercado. Não estou bem lembrado se esta foi a sua última safra, mas sei que foi a que ficou marcada na minha memória.

Naquele tempo os Angheben faziam seus vinhos com uvas compradas de terceiros, cultivadas no Vale dos Vinhedos, passando mais tarde a produzir somente com uvas de vinhedos próprios em Encruzilhada do Sul.

anghebenmerlot

Mesmo já tendo passado mais de uma década da última vez que o degustei,  as vezes ainda lembro com saudade deste belo vinho, uma criação do professor Francisco Idalêncio  Angheben  e seu filho Eduardo,  quando a revolução da indústria de  vinhos nacionais, dava os seus primeiros passos.

Achei que devia compartilhar esta história com meus leitores, para testemunhar a qualidade de um vinho, feito há 16 anos atrás, por uma pequena vinícola brasileira que  não se rendeu ao mercado  e as técnicas de fazer vinhos “modernos,” ao longo de todo  este tempo  e continua até hoje,  fiel aos seus princípios de elaborar apenas vinhos autênticos,  a preços acessíveis.

Lamento apenas que o fotógrafo que fez o registro, não estava inspirado e  a qualidade da foto ficou comprometida, mas isto é apenas um detalhe !

Panorama Theme by Themocracy