A Água e o Vinho !

Por , 15/10/2016 09:45

Hoje ao tomar conhecimento que a Vigilância determinou o recolhimento de água contaminada de mercados do Rio Grande do Sul,  lembrei da frase do escritor e filósofo britânico, Roger Scruton, autor do livro “Bebo, Logo Existo.”

afrase27

A propósito, alguém sabe quando foi a última vez que algum lote de vinho foi proibido de ser consumido, por problemas  de contaminação ?

O vinho não foi feito para dar status

Por , 11/10/2016 18:20

Infelizmente tem muita gente  que utiliza o vinho, como uma forma de poder e ostentação, principalmente em países sub desenvolvidos, com alto nível de corrupção, onde proliferam as organizações criminosas que enriquecem as custas de negócios ilícitos.

Inclusive fiquei sabendo lá na Borgonha que um dos maiores clientes do Romanée Conti, considerado o vinho mais caro e mais raro do mundo, é um político brasileiro muito conhecido pela sua fama de corrupto.

afrase9

A Magia do Vinho !

Por , 09/10/2016 11:32

Estamos iniciando hoje, uma série de posts com frases sobre o mundo do vinho, buscando  dar um enfoque mais leve, lúdico e descontraído deste universo fantástico, mas que as vezes se torna muito técnico e chato, além de se prestar para inflar egos.   

 

afrase64

Autor : Paulo Umpierre

Surge um novo terroir na fronteira Argentina !

Por , 07/10/2016 16:28

Localizado na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, no município de São Borja, fundado pelos padres jesuítas em 1682, considerada uma das civilizações mais antigas do estado, a família Malgarim encontrou um modo de resgatar suas origens e produzir um vinho que expressasse as características de um terroir único e de qualidade.

A Malgarim Vinhos deu início ao cultivo das videiras há 15 anos , com mudas  importadas da França, visando elaborar vinhos diferenciados, para que cada rótulo leve até  seus apreciadores a história das missões gaúchas.

No portfólio da vinícola constam quatro  vinhos tintos varietais( Tempranillo, Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc), um assemblage composto pelas uvas Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon), além dos brancos Riesling e Sauvignon Blanc. A produção é limitada a poucas unidades de cada rótulo, seguindo o conceito de vinhos de boutique.

Ouvi falar que o melhor vinho da Malgarim é o Tempranillo, mas quando tentei comprar  pelo site da vinícola, já havia esgotado.

Acabei comprando  uma caixa com duas garrafas de Merlot, duas de Cabernet Franc e as outras duas do Assemblage e recebi antes do prazo estipulado no site .

img_3638

Dos seis vinhos comprados, bebi apenas o Assemblage safra 2013 e achei bem interessante ! Apresenta aromas persistentes e agradáveis de frutas vermelhas, na boca é elegante, corpo médio, taninos macios, boa acidez e final de persistência média, sua graduação alcoólica é de 12.5%, seguindo uma tendência mundial de se fazer vinhos com teores de álcool mais baixos. Realmente é um vinho diferente dos produzidos em outras regiões do nosso estado.

Aproveite, pois as últimas 100 garrafas estão em promoção no site da vinícola, de R$59,90 por R$34,90 e frete grátis na compra de uma caixa .

Vale muito a pena , ótimo custo/benefício !

img_3681

Panorama Theme by Themocracy