Aprendendo a fazer vinho !

Por , 26/11/2016 12:10

Depois de realizar a poda seca no mês de agosto, neste início de novembro, realizamos a  poda verde nas vinhas do projeto Winemaker da Miolo que consiste em retirar o excesso de folhas da frente dos cachos, para que as uvas recebam mais luz solar.

abcvinhedo

Em 3 meses(início de março), elas deverão estar em condições de serem colhidas e prontas para iniciar o processo de vinificação e se Deus quiser, lá estaremos para participar de mais esta etapa.

Em junho retornaremos novamente à vinícola, para definir se faremos ou não, um corte com alguma outra casta.

Ainda em junho, definiremos qual o  tipo de barrica será utilizada no envelhecimento do vinho e o tempo de maturação.  

Se tudo continuar correndo bem, as uvas Merlot deste vinhedo, darão origem a um vinho premium, com a denominação DO Vale dos Vinhedos, safra 2017 !

Cada participante do projeto, receberá 10 caixas deste vinho com o seu rótulo personalizado, podendo optar pela aquisição a parte, de um volume maior de garrafas. 

A melhor maneira de colecionar vinhos é na memória !

Por , 23/11/2016 14:13

Fazendo uma breve reflexão sobre a vida, cheguei a conclusão que a melhor maneira de colecionar vinhos é na memória, principalmente para aqueles que assim como eu,  já viveram mais do que a metade do tempo que lhes resta, segundo as estatísticas.

O certo é que na  vida  tudo é incerto, ninguém sabe como será o amanhã, independente da sua faixa etária. O imponderável está sempre a espreita!

afrase11

Eu que há algum anos atrás, era um destes que gostava de comprar vinhos, para beber somente em ocasiões especiais, troquei a minha filosofia:  ocasião especial é abrir um bom vinho para degustar, sempre em boa companhia, é claro !

Arte da Vinha no Globo Repórter

Por , 17/11/2016 18:49

Eduardo Zenker, proprietário da Arte da Vinha, uma mistura de vinhateiro, mago e alquimista, é um dos personagens do programa Globo Repórter de amanhã que vai abordar, sobre pessoas que mudaram de vida em função do vinho.
Na garagem da sua casa no município de Garibaldi, na Serra Gaúcha, Zenker produz vinhos e espumantes artesanais nada convencionais, sem adição de produtos químicos e ainda pesquisa sobre técnicas milenares, tais como a utilização de ânforas de terracota(vasos de barro). 

abcinusitado
Um exemplo disso é  este espumante literalmente inusitado, elaborado com 5 uvas tintas(Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Malbec e Carmenere), vinificadas em branco  que tive a oportunidade de degustar em 2012. 

O Inusitado Nature 2011  é um belo espumante, mas tem uma proposta bem diferente da grande maioria dos espumantes nacionais, sua cor é um amarelo, puxando para o bronze, possui aromas  de grande intensidade, lembrando frutas doces, leveduras e tostado, seu perlage é de boa intensidade e persistência, na boca é denso, possui grande estrutura, boa acidez e  final longo.

Uma coisa é certa, os vinhos e espumantes, elaborado por Eduardo Zenker, não são para iniciantes.

 

Panorama Theme by Themocracy