Acredite ! Existe um vinho nacional acima de 500 reais.

Com todo o preconceito que existe no Brasil contra o vinho nacional, não creio que seja uma boa política colocar a venda em nosso mercado, um vinho,  cujo preço é um verdadeiro acinte para os padrões da imensa maioria dos consumidores. 

 asemarias

Não vou entrar no mérito se o vinho vale ou não vale este valor, pois esta é uma questão subjetiva. Muito menos vou fazer comparações de qualquer ordem,  apenas acredito que neste momento, em que produtores e instituições ligadas ao setor, tentam  de várias maneiras,  mudar a cultura dos brasileiros que hoje preferem consumir vinhos importados, por considerar que vinho nacional bom é caro, vender um vinho por mais de 500 reais,  é uma atitude que  vai totalmente contra as campanhas de mostrar ao consumidor que existe sim, vinho nacional de qualidade a preço baixo. 

A não ser que este produtor  esteja  pensando, apenas no seu próprio negócio, na sua própria empresa e no seu próprio vinho e  não está nem um pouco preocupado, com  o contexto.

Os que acompanham as minhas postagens, sabem que além de defensor dos vinhos nacionais, também sou um consumidor assíduo, bem como,  através deste meu blog e no meio social em que convivo,  procuro combater o forte preconceito  que existe contra o nosso vinho.

Nesta condição me sinto muito a vontade para expressar a minha  contrariedade, sobre este fato, que diga-se a bem da verdade não é o único(este  apenas superou  os demais),  cabe ressaltar que  existem muitos outros, cuja faixa de preço é  menor, mas ainda assim, caríssimos.

Esta prática  acaba sendo um forte argumento,  para a grande maioria dos consumidores que vivem alardeando que o vinho nacional de boa qualidade é muito caro.

Repito, não acho que seja uma boa política para o vinho brasileiro, mas enfim,  cada produtor tem todo o direito de colocar o preço que quiser no seu vinho, assim como o consumidor tem o direito de fazer o que quiser com o seu dinheiro, inclusive comprar este vinho.

Eu por exemplo, jamais farei essa loucura.

3 comments for “Acredite ! Existe um vinho nacional acima de 500 reais.

  1. Fernando Miguel
    24/11/2017 at 14:12

    Olá Umpierre!
    Me recorda uma vez “discutir” com você em uma pagina de Facebook referente ao vinho nacional, e você, ferrenho defensor tentou de todas as formas provar o contrário que eu e quase o restante da pátria amada Brasil acha do vinho nacional. A culpa é dos impostos e ainda mais dos produtores que fazem essa loucura de super valorizar seus produtos em preço. Se você se espantou com o preço do Sesmarias, esta realmente precisando de conhecer mais nossos produtores nacionais e suas loucuras.
    Incrível que ontem paguei R$ 37,00 em um Aurora Reserva CS em um atacadista conhecido em São Paulo, e na mesma prateleira, comprei um Adobe Emiliana por R$ 32,90. Que coisa né…
    Agora divido uma leitura e informo que não possuo blog.
    OBS: Apesar de discordar com algumas de suas opiniões, saiba que tenho grande admiração pelo seu trabalho e pessoa.

    http://baccoebocca-us.blogspot.com.br/2017/06/caro-adolfo-lona.html

  2. 24/11/2017 at 17:44

    Prezado Fernando!

    Quem consome o Sesmarias e outros vinhos na mesma faixa, é uma minoria que não está nem ai para o seu preço e o grande público consumidor nem sabe da sua existência.

    Com relação aos demais vinhos, é uma questão de paladar, eu prefiro pagar 45 reais por um Tempranillo da linha Reserva da Miolo, feito com uvas da Campanha Gaúcha que eu conheço quem faz e como faz, do que beber um Reservado chileno que custa 30.

    Eu bebo vinhos de vários países,não apenas os nacionais e em todos, existem vinhos bons e ruins, caros e baratos.

    Com relação a precificação, cada produtor sabe dos seus custos e das suas margens e o consumidor que escolha o que achar melhor, alguns valorizam o preço, outros valorizam mais a qualidade, assim é em qualquer segmento da economia.

    Fico muito grato pela sua visita ao meu blog e pelas palavras dirigidas à minha pessoa.

    Grande abraço

    Paulo Umpierre

  3. 27/11/2017 at 10:30

    Prezado Fernando!

    Aproveito também, para dividir um excelente texto sobre o vinho brasileiro, escrito por um profissional que vivencia o mundo do vinho há muitos anos.

    Abraço.

    Paulo Umpierre

    http://www.falandodevinhos.com/2017/11/27/vinhos-brasileiros-x-importados/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *