Degustação de Beaujolais as cegas, com vinho intruso e repetido

No último sábado realizamos uma degustação as cegas, cujo principal objetivo era aprender a conhecer os quatro diferentes tipos de Beaujolais(Beaujolais Nouveau, Beaujolais, Beaujolais Village e Beaujolais Cru).

ascegas

Com o intuito de colocar a prova o nível de conhecimento dos confrades do Clube do Tinto, decidimos incluir dois elementos dificultadores a saber:  um vinho intruso, “tipo Beaujolais” (Miolo Gamay  2015) e dois vinhos Beaujolais iguais. 

agamay

Os principais desafios para os degustadores, seria identificar o número das garrafas dos vinhos iguais e do vinho intruso, além de acertar os quatro tipos de Beaujolais.

adegustadores

Participaram da degustação 11 confrades e os resultados foram os seguintes :

Apenas quatro confrades, acertaram quais eram os dois vinhos iguais.

Sete confrades identificaram o vinho “intruso” .

Nenhum  confrade acertou os quatro tipos de Beaujolais, mas seis confrades acertaram dois.

A grande surpresa da degustação(é difícil uma degustação as cegas sem surpresa), ficou por conta do Beaujolais Nouveau, que na soma dos pontos foi considerado o vencedor,  batendo os outros três, Beaujolais, Beaujolais Village e Beaujolais Cru, todos considerados superiores.

abeauj

Foi uma das degustações mais difíceis, realizadas pela Confraria Clube do Tinto que na ocasião comemorava os seus 10 Anos de fundação, mas que serviu como mais uma bela experiência e aprendizado, para os confrades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *