Sassicaia 2008 – Forte candidato ao Oscar de melhor vinho já degustado

Por , 26/07/2015 22:12

A primeira  vez que ouvi falar no Sassicaia, foi num diálogo dos personagens do filme Sidewais, em 2005,  o melhor  que assisti até hoje, relacionado ao assunto vinho.

assassicaia

Lembro de  um dos personagens, ter falado que foi um Sassicaia 1998,  o  responsável por ele ter se atirado de cabeça no mundo do vinho, e estou falando  aqui de um filme americano que se passa no Napa Valey, a meca do vinho daquele país  e o Sassicaia é  italiano.

Gostei tanto do filme que quando  saiu em DVD, comprei para revê-lo de tempos em tempos, desde então  o  Sassicaia, nunca mais saiu da minha lembrança.

asideways

Na época  eu não tinha a menor ideia da grandeza deste vinho, mas a medida que eu fui me aprofundando neste universo enológico, fiquei sabendo que o Sassicaia era considerado um dos grandes vinhos, não só na Itália onde é produzido, mas em todo o mundo.

Sempre tive  curiosidade e vontade de provar este vinho que é quase uma unanimidade mundial, tanto da crítica especializada, como dos seus felizes consumidores, mas o seu preço em nosso pais,  é inacessível, para a grande maioria dos enófilos brasileiros.

Mas eis que em 2011, quando fiz uma viagem a Itália, ao entrar numa pequena enoteca em Montalcino, me vi frente a frente com uma garrafa do grande Sassicaia safra 2008, uma das melhores deste novo século, mas segundo indicações, só estaria no ponto ideal para ser  degustado, em 2015.

O preço era cinco vezes menor que no Brasil,  mesmo assim ainda continuava muito caro para  meu bolso, mas no final, toda aquela vontade reprimida aflorou diante daquele vinho que há muitos anos era objeto do meu desejo e eu acabei cometendo a loucura de comprar uma garrafa para trazer no retorno da viagem.

Durante  este tempo todo, a garrafa do Sassicaia, ficou descansando na minha adega, enquanto evoluía e ganhava condições de ser degustado.

Há uns dias atrás, quando me dei conta que o vinho já havia atingido o tempo mínimo recomendado, para  ser aberto, decidi que havia chegado o momento.

Hoje em nosso tradicional almoço dominical,  o grande  protagonista foi o Sassicaia 2008, forte candidato ao Oscar de melhor vinho que degustamos nos últimos tempos.

 assassicaia1

O Sassicaia é realmente um vinho espetacular! É tudo aquilo que eu ouvi falar dele nestes anos todos e mais um pouco.

assassicaia2

Não vou estragar este momento, com nenhum tipo de análise do vinho, nem tentar descrever as sensações que sentimos, ao beber este Sassicaia 2008,  apenas vou dizer que é daquelas raridades que fazem parte da categoria dos vinhos emocionantes.

Deixe uma resposta

Panorama Theme by Themocracy