Ex-jogador de futebol brasileiro se transforma em produtor de vinhos por acaso

Ontem à noite tomei um vinho na casa de  amigos que me agradou  bastante, tanto no quesito qualidade, quanto pelo preço acessível, algo em torno de 75 reais nas lojas especializadas.

O Contador de Estórias safra 2009, é um corte de 60% de uvas Syrah, 30% de Touriga Nacional e 10% de Petit Verdot, estagiou 70% em cuba de inox e 30% em barricas de carvalho francês e americano durante 12 meses, seu teor alcoólico é de 14% .

andremanz

No visual apresenta uma coloração rubi violáceo intensa, aromas de frutas negras maduras, especiarias e um toque mineral, na boca é redondo, elegante, o carvalho está bem integrado, a acidez está no ponto e o final é persistente.

Este vinho é produzido pela vinícola Manzwine, localizada na Vila de Cheleiros distrito de Setúbal à 20 minutos de Lisboa, propriedade do brasileiro André Manz, ex-jogador de futebol que  ao mudar-se para esta localidade em 2004, queria apenas fazer um vinho para consumo da família, pois era um apreciador da bebida, mas a descoberta de 200 cepas de uma uva branca chamada Jampal, praticamente extinta em Portugal, fez com que André  decidisse produzir um vinho com esta casta, mesmo sendo desaconselhado pelas pessoas do lugar, em função da abundância de outras variedades e da fraca rentabilidade em grande escala da Jampal. “Eu não quero fazer muito vinho, quero fazer bom vinho,” justificou André ao seguir em frente com seu projeto.

O resultado foi surpreendente: o seu vinho era diferente de tudo o que se havia provado até então, constituindo uma oportunidade de negócio inesperada e o mote para a produção de outras castas portuguesas tintas mais antigas, assim como para a exploração de vinhas nas regiões nobres do Alto Douro e Palmela.

Hoje seus vinhos  são reconhecidos em  Portugal e  em diversos países europeus e já estão sendo exportados para vários países, inclusive o Brasil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *