Surge mais um excelente vinho nacional !

Quando comprei este vinho, fui aconselhado a deixá-lo guardado por um tempo, para que pudesse mostrar todo o seu potencial . 

Consegui esperar uns seis meses no máximo, mas num jantar da família no final de fevereiro, não resisti a curiosidade e decidi abrir a garrafa.

Para que tivéssemos um parâmetro, degustamos antes, um dos vinhos que considero  estar entre os melhores do País, o Máximo Boschi Merlot 2004.

Após uma decantação de aproximadamente, 1 hora e meia,  servi o vinho as cegas  para os outros dois enófilos que me acompanharam na degustação, evitando que o rótulo pudesse trazer qualquer tipo de influência.

Mesmo ainda um pouco fechado no inicio,  já deu mostras  de que estávamos diante de um  vinho de grande qualidade, com o passar do tempo foi abrindo e a cada taça, os aromas foram ficando cada vez mais intensos , numa profusão de frutas vermelhas maduras, toques herbáceos e café . Na boca se mostrou elegante, muito equilibrado, acidez perfeita e final persistente.

photo (15) (640x478)

Em sua segunda safra apenas, o Elephant Rouge 2011, já entra para o seleto grupo dos  grandes vinhos nacionais. Agradou em cheio ! Na comparação ( as cegas para os meus 2 parceiros) com o Máximo Boschi Merlot 2004, consideramos estar num nível superior !

photo (11) (478x640)

Assino em baixo das afirmações do produtor deste belo vinho,  Jean Claude Cara  e da  Sonia Denicol, uma das profissionais que mais entende de vinhos nacionais; este vinho vai   ficar muito melhor com o passar dos anos. Mas  já está muito bom hoje !

Como a produção é de poucas garrafas, se ainda existir alguma a venda, vou tratar de comprar.

 

 

4 comments for “Surge mais um excelente vinho nacional !

  1. Paulo Marcondes
    03/03/2014 at 15:44

    Caro Umpierre,
    Comprei duas garrafas deste vinho assim que foi lançado. Algumas semanas depois, servi este vinho as cegas na reunião da nossa confraria, mas o resultado foi bem diferente. Todos acharam o vinho muito ruim. Ele estava amargo, desequilibrado e sem nenhuma complexidade. Como tenho outra garrafa na adega e tenho paciência, vou dar outra chance para o Elephant daqui há uns cinco anos…
    Abraço,
    Paulo
    Paulo

  2. 03/03/2014 at 19:01

    Prezado Paulo

    Este universo do vinho é encantador, por esta diversidade de opiniões e percepções diferentes, sobre um mesmo produto.

    Obrigado pela visita ao blog e pelo comentário.

    Um abraço

    Paulo Umpierre

  3. Paulo Marcondes
    04/03/2014 at 18:10

    Caro Umpierre
    Concordo com vc em gênero, número e grau. Muita gente boa, como vc, do mundo dos vinhos, elogiou o Elephant Rouge. Ainda tenho esperanças de mudar de opinião quando abrir a minha última garrafa daqui há alguns anos.
    Sempre tento convencer amigos e alguns confrades que existem bons vinhos Brasileiros. Acontece que muitas vezes são “endeusados” alguns vinhos nacionais que, não valem o preço e a fama, e, com isto, acabam causando enormes estragos para a reputação e desemvolvimento de nossos vinhos.
    Forte abraço,
    Paulo Marcondes

  4. 04/03/2014 at 21:30

    Prezado Paulo
    Conheço muitos vinhos brancos e tintos nacionais, com ótima relação custo/benefício, a grande maioria de produtores pequenos e pouco conhecidos, mas reconheço que algumas vinícolas exageram nos preços de alguns dos seus vinhos.
    Um abraço.

    Paulo Umpierre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *