Lídio Carraro Lança 2 Vinhos Extra-Série!

No próximo mês de junho a Vinícola Lídio Carraro, estará fazendo o lançamento de dois novos vinhos que  serão comercializados, somente através de venda direta pela própria vinícola, portanto não estarão disponíveis em lojas, supermercados ou restaurantes. 

  Foto retirada do site da Lídio Carraro

Um deles é o “BIANCO MACERATO 2011”, um Chardonnay elaborado com maceração das cascas (vinificação no mesmo processo dos tintos), onde obtém-se um branco de guarda, com estrutura de taninos, rico em polifenóis (em comparação com outros brancos elaborados com fermentação apenas do mosto).

Este vinho estagiou em garrafa por 6 anos + um ano em tanques, sobre suas borras finas. Esse tempo de afinamento em garrafa conferiu-lhe uma evolução muito positiva, coloração amarelo ouro intenso e perfil aromático ressaltando notas de frutas secas, tropicais, florais, aroma com delicado toque defumado e mineral. Vale a pena acompanhar sua evolução na taça (ou decanter), revelando complexidade e equilíbrio entre força e vivacidade. Apenas 830 garrafas estarão disponíveis para venda.

O outro, chama-se “KAIRÓS 2008”, um vinho composto por cinco varietais, produzidas e vinificadas respeitando o conceito de vinificação por parcelas (micro-terroirs) dentro das áreas de vinhedos da Lidio Carraro, em Encruzilhada do Sul. Foram produzidas apenas 3.000 garrafas deste vinho, cuja composição é: 60% Tempranillo, 17% Alicante Bouchet, 10% Cabernet Franc, 8% Tannat e 5% Petit Verdot. O resultado é um vinho com personalidade marcante, que pode avançar por muitos anos no tempo mantendo sua vivacidade e personalidade. Inicialmente este vinho foi elaborado para ter seu lançamento no ano de 2014, seguindo a média de tempo de 5 anos em garrafa,  adotada para a linha Lidio Carraro Elos. Porém, após avaliar a sua evolução, os enólogos entenderam que ele precisava de muito mais tempo para revelar seu potencial, dessa forma, decidiram deixar o vinho seguir sua evolução até que ele mesmo mostrasse o momento ideal para seu lançamento – daí o nome Kairós -, o “momento ideal”. Em termos de perfil, trata-se de um vinho com muita complexidade aromática, partindo de notas intensas de frutas pretas maduras, avelã e pimentas preta, evoluindo para aromas tostados, tabaco, couro, chocolate e cravo da índia. Taninos presentes, firmes mas maduros e integrados, conferindo uma textura prazerosa, com retrogosto marcante e agradável ao paladar.

Agora só nos resta esperar mais algumas semanas, para poder degustar estes dois extra série que a julgar pelas descrições, devem ser vinhos diferenciados! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *