O MELHOR BRANCO NACIONAL DO DESCORCHADOS 2018

Na semana que passou, eu tive o prazer e o privilégio de degustar, em primeira mão, o vinho branco nacional que atingiu a maior pontuação(92 pontos), no Guia Descorchados 2018.

A publicação está completando 20 anos e 3000 vinhos degustados, seu fundador o chileno Patricio Tapia, iniciou avaliando os vinhos do seu país, depois vieram os argentinos, mais tarde entraram os uruguaios, os espumantes nacionais também já estavam sendo publicados  e a partir da edição 2018, os vinhos brasileiros, também passam a fazer parte deste que é o mais completo guia de vinhos da America do Sul.  

O Pizzato 1.3,safra 2017, elaborado com a varietal Sémillon, uma casta pouco cultivada no Brasil, nasce de um vinhedo de menos de 1 hectare, plantado pela vinícola em 2012, que fermenta e amadurece em taque de inox e barricas de acácia.

No visual, apresentou uma linda cor, amarelo palha, límpida e brilhante, no olfato senti aromas de maça importada, bem madura, frutas secas e notas florais, na boca confirmou que se trata de um belo vinho, possui  textura aveludada, frescor, boa acidez, toques citrícos, final agradável, de boa persistência.

O vinho produzido pela vinícola Pizzato do Vale dos Vinhedos, ainda não foi lançado no mercado, esta garrafa nem está rotulada, mas a sua produção será bem limitada, serão apenas 300 unidades, isto quer dizer que infelizmente, poucos terão a oportunidade de provar o melhor branco nacional do guia Descorchados 2018.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *