A INCRÍVEL EXPERIÊNCIA DE FAZER UM VINHO COM ADRIANO MIOLO E MIGUEL ALMEIDA

Nesta segunda-feira, 17 de setembro, estarei na Fundação Ecarta,em Porto Alegre, para contar a fantástica experiência de participar da elaboração de um vinho, junto com Adriano Miolo e Miguel Angelo Almeida, duas das figuras mais destacadas do cenário da enologia brasileira.

Tudo começou no início de 2016, quando fiz a minha inscrição no Projeto Winemaker da Vinícola Miolo que tem por objetivo, ensinar na teoria e na prática, como se produz um vinho tinto de qualidade.

Ao longo de dez meses, participamos das quatro etapas que fazem parte do ciclo da produção de um vinho.

Em agosto daquele ano, subimos a Serra para a primeira fase do programa, onde aprendemos a fazer a poda seca das videiras, quando os vinhedos começavam a despertar do seu período de dormência.

Na etapa seguinte, em novembro, foi a vez de aprender como se faz a poda verde, conhecer as atividades do laboratório e visitar uma tanoaria, onde conhecemos como são feitas as barricas de carvalho e os seus diferentes tipos de tostas.

Retornamos em março de 2017, para a vindima, uma dos momentos mais importantes e delicados do ciclo de produção. Nesta etapa aprendemos as técnicas de colheita das uvas, seleção dos cachos e os processos de vinificação.

A etapa final,  foi em junho de 2017, quando definimos o corte(blend), tipo de barricas e o tempo de maturação do vinho.

Um dos pontos altos deste projeto, foi a convivência com Adriano, Miguel e os demais membros da equipe Miolo, apesar de profissionais reconhecidos pelo mercado, são pessoas simples e cordiais que cultuam fortes valores éticos e morais, além de uma grande paixão pelo trabalho que realizam

Se você ficou interessado em conhecer mais detalhes, faça a sua inscrição (R$35,00) no site da Fundação Ecarta (www.ecarta.org.br)e venha provar o belo vinho que nasceu desta experiência e outros que serão servidos durante o evento.

   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *