UM TINTO ITALIANO DA SERRA CATARINENSE

Desconhecida da grande maioria dos brasileiros, a casta italiana Refosco dal Peduncolo Rosso, cultivadas numa altitude média de 1.280 metros, na Serra Catarinense, deu origem à mais um grande vinho nacional.

Pois este varietal que leva a mesma denominação da uva, é um tinto de grande qualidade, da safra 2017, foi produzido pela bela vinícola catarinense, Leone di Venezia, localizada no município de São Joaquim, fundada por um neto de imigrante italiano que estudou enologia na Itália, surgindo dai a inspiração para o nome da vinícola e por fazer vinhos com uvas daquele país. 

Na análise visual, o vinho apresentou uma coloração rubi violáceo, brilhante e intransponível, aromas intensos de frutas vermelhas maduras, café, tostado de barrica e notas de especiarias, na boca mostrou muita potência, taninos marcantes e ótima acidez, no retrogosto confirmou os aromas e o final é de grande persistência. Maturou 18 meses em barricas de carvalho e o teor alcoólico  de 14,6%, é resultado de uvas, colhidas super maduras.

Realmente um grande vinho que me fez lembrar de alguns ótimos tintos italianos que provei.

Como dizemos aqui no Sul, “um baita vinho!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *