CAMPANHA GAÚCHA SURPREENDE E ENCANTA TURISTAS DO CENTRO DO PAÍS

No último final de semana, enófilos de seis importantes cidades brasileiras, participaram de um tour pela Campanha Gaúcha, para conhecer in loco, uma das regiões que mais tem se destacado no cenário vitivinícola do país nos últimos anos e que começa a despertar também para o enoturismo. 

Na primeira parada, o grupo foi recebido pela família Mercio, proprietária da histórica Estância Paraízo de Bagé, com um autêntico churrasco gaúcho,saboreado sob as sombras das árvores, bem ao estilo campeiro, acompanhado pelos maravilhosos Cabernet Sauvignon, Don Thomas y Victória, safras 2011 e 2012. Além destes, também foram provados, o espumante Don Thomaz y Victória Brut método Champenoise e o DON, um Cabernet Sauvignon, com menos extração de taninos,ótimo para tomar quase gelado.

A Estância Paraízo, possui uma história muito rica, foi fundada há 229 anos e sempre pertenceu a mesma família que veio da Ilha de São Jorge nos Açores, inicialmente para Colonia do Sacramento no Uruguai e posteriormente para a região da Campanha, onde hoje é o distrito de Joca Tavares. Sua principal atividade é a agropecuária, porém a partir do ano 2000, começou a implantação de vinhedos, para fornecer uvas à vinícola Salton. Em 2011 começa a produzir  seus próprios vinhos. No total são 5 hectares cultivados, 3 de Cabernet Sauvignon e 2 hectares da primeira Shiraz, registrada no Ministério da Agricultura. A Estância Paraizo também faz parte do projeto de Indicação de Procedência da Campanha, liderado pela Embrapa, cujo objetivo é estabelecer uma indicação geográfica para os vinhos finos da Região da Campanha.

A Capela de São Jorge, na foto, foi construída em 1916, pelos 3 filhos do Coronel Thomaz Mercio, para abrigar os restos mortais do pai.

Vale a pena ouvir a história completa, contada pelo atual proprietário, Thomaz Alves Pereira Mercio, pertencente a nona geração da família e atual proprietário da Estância Paraízo! 

O próximo destino,  foi a Miolo Seival Estates, no município de Candiota, uma das gigantes da região, com quase 200 hectares de vinhedos,onde são produzidos anualmente mais de 1 milhão e 500 mil garrafas, entre vinhos tintos, brancos e espumantes, desde rótulos da linha de entrada,passando pelos reservas, até os vinhos de maior complexidade, onde se destaca a linha Miolo Quinta do Seival Cabernet Sauvignon, Castas Portuguesas e Alvarinho, Touriga Nacional  e Pinot Noir da linha Single Vineyard e o grande Sesmarias, considerado um Super Premium, elaborado somente em safras excepcionais.

A programação começou, quando a tarde já se preparava para sair de cena e a noite chegava de mansinho, para assumir seu posto, o sol ainda emitia os seus últimos raios, sobre os vinhedos, colorindo de dourado, as vinhas, os campos e os bosques no seu entorno. Na carroceria de dois tratores, o grupo circulou entre as videiras de Tannat, Petit Verdot, Tempranillo, Cabernet Sauvignon e outras tantas castas, cultivadas naquela imensidão de terras.

De volta a vinícola, uma recepção maravilhosa organizado pela Thaís e sua equipe, esperava os 18 felizardos, no espaço do varejo, onde foram degustados alguns vinhos já disponíveis no mercado e outros ainda em processo de maturação nas barricas, como foi o caso do espetacular Sesmarias 2018, um vinho que deverá fazer um enorme sucesso quando for lançado.

A noite, todos ficaram hospedados no hotel Obino, em Bagé.

No dia seguinte, depois de uma hora de viagem, o grupo chegou na Guatambu Estância do Vinho, sediada no município de Dom Pedrito.

Poucas vinícolas brasileiras tem estrutura semelhante, seus vinhos e espumantes, são de alta qualidade, o prédio da vinícola em estilo espanhol, é um primor,a paisagem campeira é um retrato da região, a equipe é muito capacitada e o atendimento, impecável. Tudo na Guatambu é pensado e planejado nos mínimos detalhes. Depois da visita pelas instalações da vinícola, guiada pela Engenheira Agronoma Gabriela Pötter, responsável pela ideia do novo negócio da família, o grupo participou de um almoço harmonizado, com cortes nobres de gado e cordeiro da propriedade, assados na parrilla, acompanhados dos vinhos de alta gama da vinícola, servidos a vontade para as mais de 100 pessoas, vindas de várias cidades que lotavam o amplo salão do restaurante. 

A família Herman Pötter, proprietária do empreendimento, conseguiu a proeza de unir, profissionalismo,alta capacidade de gestão aos fortes valores familiares.

A Guatambu é um verdadeiro case de sucesso que está alavancando o enoturismo na região da Campanha Gaúcha.

Quase ao final da tarde de sábado, o grupo chegou em Santana do Livramento que faz fronteira com a cidade de Rivera no Uruguai, para a última visita do tour, na vinícola Almadén, a maior da região, também propriedade da Miolo.

Quem achou que a Miolo Seival era grande, levou um susto com o tamanho da Almadén, com seus mais de 500 hectares de vinhedos.

Após a calorosa recepção do Fabrício e sua equipe, o grupo embarcou num ônibus da vinícola e foi percorrer um pedaço daquele mar de vinhedos, com direito a realizar alguns minutos de poda seca e degustar espumantes, apreciando o por do sol de um lado e a chegada da lua de outro, tendo ao fundo, o emblemático Cerro do Chapéu.

Com a noite já instalada na fronteira, era hora de conhecer a estrutura gigantesca da cantina, onde são vinificadas anualmente, milhares de toneladas de uvas.

Na sequência, um cenário com direito a lua cheia nos jardins, serviu de local para os brindes com espumantes e salgadinhos.

E o tour foi encerrado, com um magnífico jantar no restaurante da vinícola, onde foram servidos pratos típicos da região: Espinhaço de cordeiro, carreteiro de charque e uma feijoada campeira, acompanhados do maravilhoso Almadén Tannat Vinhas Velhas 2015.

O tour foi um grande sucesso e a Campanha Gaúcha surpreendeu e encantou a todos, com suas lindas paisagens, sua natureza exuberante, seus vinhos de alta qualidade,uma história riquíssima e seu povo hospitaleiro.

Com certeza em pouco tempo será mais um grande polo do enoturísmo brasileiro!  

2 comments for “CAMPANHA GAÚCHA SURPREENDE E ENCANTA TURISTAS DO CENTRO DO PAÍS

  1. Lucila Vaz
    25/05/2019 at 12:04

    Oi, tudo bem? Tentei abrir tua página no face e não consegui. Gostaria de ser avisada de um próximo tour como este que descreveste. Muito obrigada. Abraço

  2. 25/05/2019 at 13:20

    Oi Lucila!
    Para entrar na minha página facebook é só adicionar na pesquisa, vinhos do umpierre.
    Quanto a este tour, foi exclusivo para um grupos de amigos, não faço este trabalho,ao público em geral.
    Tenho uma amiga que organiza com frequência este tipo de tour, inclusive já tem um marcado para 19 de julho.
    Segue telefone para maiores informações (51)99331 6098.
    Espero ter ajudado.
    Abraço
    Paulo Umpierre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *