PARA BEBER COM OU SEM AS LEVEDURAS

Na busca por apresentar ao consumidor, produtos diferenciados, algumas vinícolas estão elaborando e comercializando, espumantes, sem a realização da etapa denominada, dégorgement, quando as leveduras são retiradas da garrafa e a tampa provisória é substituída pela rolha. .

Seguindo esta linha, a Valmarino de Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha, lançou em junho deste ano, 1232 garrafas numeradas do Espumante Valmarino Nature Sur Lie 2015, com 70% de Chardonnay, 30% Pinot Noir e maturação de 47 meses.

O Valmarino Nature Sur Lie, pode ser degustado de duas maneiras: você pode resfriar o espumante, em pé por algumas horas, servindo nas taças lentamente, deixando as leveduras no fundo da garrafa, ou resfriando em posição horizontal, girando a garrafa com energia,antes de servir, para que as leveduras se misturem ao líquido.

Na primeira alternativa você terá um espumante, mais delicado, com maior harmonia no sabor, na segunda opção, o espumante ficará mais encorpado e intenso.

O espumante foi engarrafado em julho de 2015 e até hoje permanece com as leveduras(Sur Lie), não teve adição de licor de expedição e manteve açúcar residual de 0,7 g/l .

Vale muito a pena provar está delicia de espumante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *