Cantina Mincarone Vinificação Natural

É com grande satisfação que apresentamos a vinícola parceira da edição de fevereiro de 2021 e o nosso primeiro kit de vinificação natural!

Cantina Mincarone é um projeto de vinícola de mãe e filho. Ana Maria Mincarone,  jornalista de formação, estudou permacultura, astrologia, calendário maia e outras vertentes esotéricas antes  de resolver fazer suco de uva de panela e iniciar curso de agricultura biodinâmica para a implantação de um vinhedo de uvas americanas na propriedade da família em Porto Alegre.

Logo o filho Caio, fotógrafo de surf que mora em floripa, entrou na brincadeira e desvirtuou o foco para a produção de vinhos.

Hoje um pequeno vinhedo da variedade nebbiolo, ainda não produzindo,  está implantado na propriedade da família Mincarone em Porto Alegre.

A primeiras vinificações aconteceram em 2017 sob a “batuta” da amiga/mestra Lizete Vicari e de seu filho, enólogo José Augusto, que ensinaram o processo de vinificação ancestral que utilizam desde as suas primeiras vinificações na Praia do Rosa.

Em 2018, 2019  e 2020 os experimentos continuaram com diversos rótulos sendo produzidos em micro-vinificações que seguem a ideia de  experimentos com castas e terroirs variados que norteia este nosso início de jornada.

Os espumantes são produzidos pelo método ancestral, com uma única fermentação que começa em tanque aberto e é finalizada na garrafa. Também são chamados de PÉT-NAT, abreviação do francês para pétillant naturel (espumante natural).

Os vinhos tranquilos, tanto brancos quanto tintos são feitos com maceração pelicular até quase o final da fermentação alcoólica (7 a 14 dias em média).

Vinificação natural é o processo que  abre mão do uso de insumos enológicos.

É permitida a utilização de uma pequena dose de conservante, caso necessário… até hoje, fato raríssimo nos vinhos Minca.

A fermentação é sempre espontânea com leveduras indígenas em tanques inertes.

A maioria dos vinhos da Cantina Mincarone não passa por madeira.

Também não se realiza filtragem, clarificação, chaptalização e correções em geral.

Em resumo… em cada garrafa se encontra somente mosto fermentado de uvas viníferas.